"Enfim você chegou!
Respire fundo. Sorria.
Deixe suas preocupações de lado.
Receba o melhor que esse mundo tem a lhe oferecer,
afinal de contas,
você merece.

Entre e sinta-se em casa!"

Relação filial X limites

6.25.2008

A educaçâo dos filhos é um tema constante nas minhas conversas com amigos, educadores, familiares. Na reunião semestral da escola, eu recebi esse texto e (nossa mãe!) achei-o perfeito!Sendo assim, o repasso (com os devidos créditos, como sempre), pois o que é bom, acho eu, pode e deve ser compartilhado. Boa leitura!

Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos os erros de nossos progenitores. E com o esforço de abolir os abusos do passado, somos os pais mais dedicados e compreensivos, mas, por outro lado, os mais bobos e inseguros que já houve na história. O grave é que estamos lidando com crianças mais "espertas", ousadas, agressivas e poderosas do que nunca. Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que queríamos ter, passamos de um extremo ao outro. Assim, somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais e a primeira geração de pais que obedecem a seus filhos. Os últimos que tiveram medo dos pais e os primeiros que temem os filhos. Os últimos que cresceram sob o mando dos pais e os primeiros que vivem sob o julgo dos filhos. E o que é pior, os últimos que respeitaram os pais e os primeiros que aceitam que os filhos lhes faltem com o respeito. À medida em que o permissível substituiu o autoritarismo, os termos das relações familiares mudaram de forma radical, para o bem e para o mal. Com efeito, antes se consideravam bons pais aqueles cujos filhos se comportavam bem, obedeciam as suas ordens e os tratavam com o devido respeito. E bons filhos, as crianças que eram formais e veneravam seus pais. Mas, à medida em que as fronteiras hierárquicas entre nós e nossos filhos foram-se desvanecendo, hoje, os bons pais são aqueles que conseguem que seus filhos os amem, e, ainda que pouco, os respeitem. E são os filhos quem, agora, esperam respeito de seus pais, pretendendo de tal maneira que respeitem as suas idéias, seus gostos, suas preferências e sua forma de agir e viver. E, além disso, os patrocinem no que necessitarem para tal fim. Quer dizer, os papéis se inverteram, e agora são os pais quem têm de agradar a seus filhos para ganhá-los e não o inverso, como no passado. Isto explica o esforço que fazem hoje tantos pais e mães para serem os melhores amigos e "tudo dar" a seus filhos. Dizem que os extremos se atraem. Se o autoritarismo do passado encheu os filhos de medo de seus pais, a debilidade do presente os preenche de medo e menosprezo ao nos ver tão débeis e perdidos como eles. Os filhos precisam perceber que, durante a infância, estamos à frente de suas vidas, como líderes capazes de sujeitá-los quando não os podemos conter e de guiá-los enquanto não sabem para onde vão. Se o autoritarismo suplanta, o permissivismo sufoca. Apenas uma atitude firme e respeitosa lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores, porque vamos à frente liderando-os e não atrás, os carregando e rendidos à sua vontade. É assim que evitaremos o afogamento das novas gerações no descontrole e tédio no qual está afundando uma sociedade que parece ir à deriva, sem parâmetros nem destino. Os limites abrigam o indivíduo, com amor ilimitado e profundo respeito.
Gentileza de Mônica Monastério (Madri-Espanha)
Foto do google.

11 amigos proseando comigo!:

pulguita 26 de jun. de 2008, 10:55:00  

simplesmente mais do que fantastico...nao podia concordar mais com a monica...o liberalismo exagerado de hoje sufoca...aniquila a educaçao e o respeito...tudo um pouco é bom se nao for em demasia...felizmente tive uma educaçao semi-à-antiga e não me arrependo de nem sempre ter podia fazer o que queria...agradeço por ter sido castigada quando fazia asneiras...agradeço por ter aprendido às vezes sozinha porque assim tinha que ser...agradeço todas as coisas boas...mas tambem as coisas mas que na altura não achava grande piada...=) para mim a educaçao e o respeito são os valores mais altos da sociedade...sem eles ninguem é nada...deixamos de ser cidadaos...deixamos de poder viver...=)

belo texto=) _ nos geraçao de amanha tambem temos aind muito que aprender...

Paula 26 de jun. de 2008, 19:23:00  

Cláudia,

todas as vezes que venho aqui, fico feliz com o que leio. Esse texto então, é muito bom mesmo. E muito real!

beijos

Srta Diazepan 26 de jun. de 2008, 20:54:00  

acho que meus pais, com seus erros e acertos foram meio visionários e enxerguei muitas das coisas que ele fizeram aí no texto.
Ainda não sou mãe, mas sempre penso que se eu ficar perdida na hora de educar vou imitar meus pais... igualzinho. Assim ao menos eu sei no que vai dar :o)

beijos

Rafiki Papio 26 de jun. de 2008, 23:41:00  

Não posso deixar de concordar. Se um dia eu mudar de idéia, e num futuro resolver ter filhos vou tentar buscar o equilíbrio entre amigo e pai, mas acredito que o meu modo de educar será mais à moda antiga...

meus instantes e momentos 28 de jun. de 2008, 05:36:00  

gosto muito do teu blog, é bom voltar sempre aqui.

Bonequinha de Luxo 28 de jun. de 2008, 19:08:00  

Olá,Cláudia
Gosto de seus temas sempre voltados para a educação das crianças e jovens..
Tomara mesmo que não repitamos com nossos filhos, os mesmos erros de nossos pais...
Mas aí eu me lembro daquela música que a Ellis cantava:"Como nossos Pais" e bate o medo"Será que ainda somos os mesmos?"??
bjs,querida

Claudia Gonçalves 29 de jun. de 2008, 20:08:00  

Eu sou grata aos meus pais por terem sido rígidos e amorosos comigo. Por terem sabido ponderar a hora de falar e a hora de me deixar quebrar a cara e arcar com as consequências dos meus atos. Serei muito feliz se conseguir dar aos meus filhos a educação que recebi, ensinando-os a trilhar o caminho do bem, da honestidde, do respeito ao outro e como bons cristãos.

Obrigada, Pai e Mãe.

Cláudia

Anônimo 1 de jul. de 2008, 01:26:00  

"Apenas uma atitude firme e respeitosa lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores, porque vamos à frente liderando-os e não atrás, os carregando e rendidos à sua vontade."

Concordo, Claudinha. O que vemos hoje é uma perfeita discordância dos filhos em relação ao que os pais querem, impõem, limitam, supõem. Daí surgem as advindas atitudes de desrespeito, raiva, grosseria. É preciso que os pais presentes sejam antigos o suficientes para impor, primordialmente, respeito. Não é preciso ser o pai-inimigo; mas o pai que só quer o bem ao filho e precisa mostrar-lhe o caminho. :)

Você é uma mãe maravilhosa. Nem tenho dúvidas! ^^

Anônimo 1 de jul. de 2008, 01:26:00  

"Apenas uma atitude firme e respeitosa lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores, porque vamos à frente liderando-os e não atrás, os carregando e rendidos à sua vontade."

Concordo, Claudinha. O que vemos hoje é uma perfeita discordância dos filhos em relação ao que os pais querem, impõem, limitam, supõem. Daí surgem as advindas atitudes de desrespeito, raiva, grosseria. É preciso que os pais presentes sejam antigos o suficientes para impor, primordialmente, respeito. Não é preciso ser o pai-inimigo; mas o pai que só quer o bem ao filho e precisa mostrar-lhe o caminho. :)

Você é uma mãe maravilhosa. Nem tenho dúvidas! ^^

Anônimo 30 de jan. de 2010, 21:09:00  

[u][b]Xrumer[/b][/u]

[b]Xrumer SEO Professionals

As Xrumer experts, we have been using [url=http://www.xrumer-seo.com]Xrumer[/url] for the benefit of a large leisure for the time being and know how to harness the massive power of Xrumer and go off it into a Spondulix machine.

We also provide the cheapest prices on the market. Numberless competitors will order 2x or consistent 3x and a lot of the time 5x what we debt you. But we have faith in providing gigantic help at a low affordable rate. The whole point of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper surrogate to buying Xrumer. So we focusing to support that mental activity in mind and outfit you with the cheapest censure possible.

Not only do we have the best prices but our turnaround occasion payment your Xrumer posting is super fast. We will pull someone's leg your posting done before you discern it.

We also produce you with a full log of affluent posts on contrary forums. So that you can see also in behalf of yourself the power of Xrumer and how we be struck by harnessed it to emoluments your site.[/b]


[b]Search Engine Optimization

Using Xrumer you can trust to see thousands upon thousands of backlinks exchange for your site. Tons of the forums that your Site you settle upon be posted on oblige great PageRank. Having your tie-in on these sites can really help strengthen up some top dignity help links and really riding-boot your Alexa Rating and Google PageRank rating through the roof.

This is making your position more and more popular. And with this increase in celebrity as well as PageRank you can expect to appreciate your milieu in effect filthy high-pitched in those Search Engine Results.
Traffic

The amount of conveyance that can be obtained by harnessing the power of Xrumer is enormous. You are publishing your site to tens of thousands of forums. With our higher packages you may equivalent be publishing your position to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Imagine 1 post on a all the rage forum drive by get 1000 or so views, with signify 100 of those people visiting your site. Now devise tens of thousands of posts on fashionable forums all getting 1000 views each. Your traffic longing withdraw because of the roof.

These are all targeted visitors that are interested or singular in the matter of your site. Assume how divers sales or leads you can achieve with this great loads of targeted visitors. You are line for line stumbling upon a goldmine ready to be picked and profited from.

Remember, Above is Money.
[/b]

GO YOUR TWOPENNY ERUPTION TODAY:


http://www.xrumer-seo.com

Anônimo 3 de fev. de 2010, 02:06:00  

[B]NZBsRus.com[/B]
Dont Bother With Sluggish Downloads Using NZB Files You Can Rapidly Find High Quality Movies, PC Games, MP3s, Applications & Download Them @ Electric Speeds

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Usenet Search[/B][/URL]

Blog Widget by LinkWithin

Eu creio.

Creio, com toda a minha alma, que o meu Deus está no comando de cada ato, gesto, acontecimento, sentimento, pessoa ou coisa, que entra ou sai da minha vida. Ele cuida de mim, e dos meus, o tempo todo, e sou infinitamente grata a Ele por isso.

"O bom de não sabermos todas as coisas é existir alguém que sabe. O melhor de tudo isso é que mesmo sem entender, encostando o ouvido no lugar certo, mesmo numa noite muito escura, a gente vai escutar suas respostas." Lya Luft

Meu selo!

ImageChef.com - Custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more
http://maisprosadoqueverso.blogspot.com